Câmara de Banzaê homenageia Quadrilha Junina Pisada Forte durante 16ª Sessão Ordinária
Na noite da última terça-feira (26), a Câmara Municipal de Banzaê realizou sua 16ª Sessão Ordinária do ano, marcada por importantes deliberações legislativas e reconhecimento à cultura local. A sessão contou com a presença da maioria dos parlamentares, com ausência justificada dos vereadores Vera e Gilson.
Pequeno Expediente
Durante o expediente, foram apresentadas indicações dos vereadores Elton, Sessé, Joãozinho e Vanderlei, além de dois requerimentos legislativos propostos por Elton e Sessé. Também foram lidos e encaminhados para análise das comissões três Projetos de Lei do Poder Executivo:
- Projeto de Lei Ordinária nº 19 de 2025 - Institui o Fundo Municipal de Cultura do Município de Banzaê, Estado da Bahia, e da outras providências.
- Projeto de Lei Ordinária nº 20 de 2025 - Cria os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências.
- Projeto de Lei Ordinária nº 21 de 2025 - Altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal n°. 476/2022, que institui a Política Municipal de Garantia dos Direitos do idoso.
Os projetos seguem para apreciação nas comissões competentes, conforme determina o Regimento Interno da Casa.
Grande Expediente
No Grande Expediente, o presidente da Câmara, vereador Roger, destacou os projetos do Executivo e anunciou a integração da Ouvidoria da Câmara à plataforma nacional Fala.BR, gerida pela Controladoria-Geral da União (CGU), fortalecendo os mecanismos de transparência e participação cidadã.
Em tribuna, os vereadores Zé Peixinho, Joãozinho, Sessé, Elton Três Irmãos, Delo Kiriri e Vanderlei do Tamburil fizeram uso da palavra para apresentar demandas, agradecer ações e reforçar o compromisso com o trabalho parlamentar. Entre os destaques, foram cobradas a criação da Guarda Municipal e a aquisição de um caminhão compactador de lixo.
A sessão também foi marcada por uma homenagem à quadrilha junina Pisada Forte, vencedora do festival de quadrilhas realizado em Rio Real-BA. Os membros foram aplaudidos pelo excelente desempenho e receberam uma Moção de Aplausos da Casa Legislativa.
Ordem do Dia
Foram deliberadas e aprovadas por unanimidade as seguintes proposições:
- Indicação nº 20 de 2025, de autoria da vereadora Sessé - Indico a sra. prefeita, ouvido o Plenário, a reforma e ampliação do Calçadão do Pov. Campo do Brito – neste.
- Indicação nº 61 de 2025, de autoria do vereador Elton - Indico regimentalmente a Exma. Prefeita(o), ouvido o Plenário a destinação de uma ambulância para atender à comunidade do povoado Queimada Grande - neste.
- Indicação nº 138 de 2025, de autoria do vereador Vanderlei - Indico regimentalmente a Exma. Prefeita(o), ouvido o Plenário, a construção de um memorial comunitário, destinado a preservar e contar a história da comunidade local - neste.
- Indicação nº 142 de 2025, de autoria do vereador Joãozinho - Indico regimentalmente a Exma. Prefeita(o), ouvido o Plenário, a reforma e ampliação da Creche do Povoado Salgado (Mãe Preta) - neste.
- Requerimento nº 2 de 2025, de autoria da vereadora Sessé - Requer a limpeza e manutenção do vestiário do Complexo Esportivo Evilásio Cardoso, em Povoado Campo Brito.
- Requerimento nº 3 de 2025, de autoria do vereador Elton - Requer a convocação do agente de microcrédito do Crediamigo, do Banco do Nordeste – Cícero Dantas, responsável por atender Banzaê.
Considerações Finais
A vereadora Sessé utilizou a palavra para informar que a limpeza dos vestiários do Complexo Evilásio Cardoso já havia sido realizada. Encerrando a sessão, o presidente Roger convidou os representantes da quadrilha Pisada Forte para receber oficialmente a Moção de Aplausos nº 2/2025.
A 16ª Sessão Ordinária reforça o compromisso da Câmara Municipal de Banzaê com o fortalecimento da cultura, a transparência institucional e o atendimento às demandas da população.